quinta-feira, maio 11, 2006

OFICINA BERTOLT BRECHT





16 > 19 Maio de 2006

Auditório Goethe-Institut Lisboa





No âmbito das comemorações do 50º aniversário da morte de Bertolt Brecht, o Goethe-Institut, em parceria com o ABC Cine-Clube de Lisboa, apresenta:
Ciclo de Cinema

WERKSTATT
BERTOLT BRECHT
- Oficina Bertolt Brecht





Entre as diversas possibilidades de abordar o tema “Brecht e o Cinema”, o presente programa visa restituir uma imagem mais completa e autêntica do dramaturgo, reunindo parte significativa do material cinematográfico existente sobre o envolvimento pessoal de Brecht com a arte do filme.


Assim, serão exibidos, sobretudo, documentos fílmicos que reflectem mais a “Oficina Bertolt Brecht” e menos as obras especificamente cinematográficas. Estes documentos procuram transmitir uma noção de trabalho de Brecht enquanto “meteur-en-scène” e a forma como ele realizava e organizava o processo teatral a partir dos seus próprios textos, recorrendo à ajuda dos actores e outros colaboradores da sua “oficina” teatral.


O ciclo reúne, assim, exemplos de participação de Brecht não só como argumentista (“Kuhle Vampe”) e realizador (“Os Mistérios de Um Salão de Cabeleireiro” e “Um Homem é Um Homem”) mas também enquanto responsável pelas encenações filmadas (“A Vida de Galileu”, “Syberberg Filma Brecht”, “Mãe Coragem e os Seus Filhos”).



Excluem-se, por conseguinte, obras – mesmo aquelas em que Brecht participou – declaradamente alheias à sua visão artística (será o caso de “Os Carrascos Também Morrem” de F. Lang). A única excepção será “A dos Três Vinténs”, de Pabst, filme que repudiou não obstante a sua participação íntima em todo o processo de realização.


Um ciclo previsto para Outubro incluirá esse tipo de trabalhos, bem como adaptações das suas obras e ainda filmes que trouxeram para o interior do cinema o método da “distanciação”. Os filmes ora propostos contribuirão de certo para desfazer os diferentes dogmas estereótipos existentes em relação à obra de Bertolt Brecht, em que os preconceitos quanto ao “Brecht político” sobrelevaram muitas vezes a genialidade dramatúrgica de um autor que marcou indelevelmente toda a cena teatral do séc. XX.

Que este primeiro ciclo constitua uma oportunidade única de conhecermos os esboços originais das encenações brechtianas, a forma como evoluíram e como foram concluídas, permitindo-nos conhecer o autêntico Bertolt Brecht.


PROGRAMA

AUDITÓRIO DO GOETHE INSTITUT
Campo dos Mártires da Pátria, 37


Terça, 16 de Maio - 19h00


LEBEN DES GALILEO
(Lit. A Vida de Galileu)


Realizador – Joseph Losey
Interpretação – Charles Laugthon
1947; 30 min. ; p/b; mudo.


Registo fílmico da 2ª versão da peça de Brecht, que o dramaturgo escreveu no exílio americano contra a bomba atómica, e que o próprio Losey encenou em Hollywood e Nova Iorque.


SYBERBERG FILMT BEI BRECHT
(Lit. Syberberg Filma Brecht)


Realizador – Hans-Jürgen Syberberg
1953/93 ; 90min. ; p/b ; 16mm ; mudo.

Syberberg gravou em 1953 excertos de algumas encenações do Berliner Ensemble (Herr Puntila und sein Knecht Matti, Urfaust, Die Mutter) com uma câmara super 8, sem som original.
Estas imagens foram ampliadas para 35mm e comentadas por Syberberg em 1973, que montou uma versão definitiva em 1993.



Quarta, 17 de Maio19h00


Die MYSTERIEN EINES FRISIERALONS
(Lit. Os mistérios de um salão de cabeleireiro)

Realizador – B.Brecht e Eric Engel
Interpretação – Karl Valentin, Blandine Ebinger
1923; 24 min. ; p/b; 16mm; mudo.


Uma das comédias mais famosas de Karl Valentin e Liesl Karlstadt que narra as peripécias num salão de cabeleireiro pouco vulgar, onde clientes esperam para ser barbeados enquanto o barbeiro dorme uma sesta; uma cliente pretende extrair uma borbulha e é tratada com martelo e cepilho; um cliente acaba por perder literalmente a cabeça que um dos empregados se apressa a recolocar…





MANN IST MANN
(Lit. Um Homem é Um Homem)

Realizador – Bertolt Brecth
Interpretação – Peter Lorre, Helene Weigel
1931; 15 min. ; 16mm; mudo.


Primeiro documento cinematográfico de uma peça de Brecht.
Trata-se de um libelo grotesco anti-bélico.





KUHLE WAMPE ODER WEM GEHÖRT DIE WELT?
(Lit. Kuhle Wampe ou A Quem Pertence o Mundo)

Realizador – Slatan Dudow
A - B. Brecht, E. Ottwalt, S.Dudow
Interpretação – Hertha Thiele, Ernst Busch, Martha Walter, Adolf Fischer
1932; 75 min. ; 16mm; mudo.


Berlim 1931. Bönicke e o seu filho Franz estão desempregados, à semelhança de milhares de outros cidadãos; Anni é a única da família que ainda tem trabalho numa fábrica. Franz não consegue suportar o desespero e acaba por suicidar-se. A família, que não consegue pagar a renda, é despejada e muda-se para o bairro de barracas “Kuhle Wampe” onde também vivia Franz, o namorado de Anni.
Filme de grande empenhamento político-social sobre o desemprego no período da Republica de Weimar e no qual B.Brecht participou na própria realização.




Quinta, 18 de Maio19h00


PRIVATFILM
(Lit. Filmes Particulares)

1928/9; 4 min., 16mm; mudo.

Pequenos filmes de amador. Cenas de B.Brecht com Helene Weigel, Kurt Weill, Lotte Lenya, e outros.




DIE DREIGROSCHENOPER
(Lit. A Ópera dos Três Vinténs)

Realizador – Georg Wilhelm Pabst
Interpretação – Rudolf Forster, Carola Neher, Lotte Lenya, Ernst Buch
1931; 131 min. ; 16mm; p/b.
Cópia restaurada

Adaptação cinematográfica da peça de teatro homónima, com textos de Bertolt Brecht e música de Kurt Weill, estreada em Agosto de 1928 no Berliner Theater, e inspirada na obra de John Gay, “Beggar´s Opera”.
Macheath, conhecido por Mac da Naifa, casa com Polly, a filha de peachum, o rei dos mendigos. Mas Peachum não quer entregar a sua filha e faz chantagem com o chefe da polícia Tiger-Brown, para que este prenda o genro. Apesar de Macheath ser denunciado pela prostituta Jenny, Macheath, Peachum e Tiger-Brown reconhecem que precisam uns dos outros porque: “Primeiro vem a comida e depois a moral”.





Sexta, 19 de Maio19h00


MUTTER COURAGE UND IHRE KINDER
(Lit. Mãe Coragem e Seus Filhos)

Realizador – Peter Palitzsch e Manfred wekwerth
Interpretação – Helene Weigel, Angélica Hurwicz, Ernst Buch, Regine Lutz
1961; 148 min.; 16mm; p/b.

Durante a Guerra dos Trinta Anos, Anna Fierling atravessa o país numa carroça com os seus três filhos, não estando consciente dos perigos e das injustiças da guerra.
Apanhada entre as duas frentes, Anna Fierling assiste à dizimação dos seus filhos pela guerra.




TODOS OS FILMES SÃO LEGENDADOS EM ESPANHOL

Para ver e imprimir o folheto do Ciclo "Oficina Bertolt Brecht" clique aqui

Classificação etária geral: maiores de 16 anos.
O programa pode ser alterado por motivos imprevistos.

Condição de acesso ás sessões:
Entrada Livre


Informações


Goethe-Institut
Tel: 21 882 45 10
E-mail: info@lissabon.goethe.org
Site: www.goethe.de/wm/lis

ABC Cine-Clube de Lisboa
Tel : 21 314 27 90
Tm: 96 55 44 262
E-mail: abccineclube@hotmail.com


Organização

Goethe-Institut

Parceria

ABC Cine-Clube

Apoios

Herdeiros Brecht, Berlin
Suhrkamp-verlag, Frankfurt A. Main
Stiftung Archiv, Akademie der Künste, Berlim
Johannes Hoffman, Berlim
Berliner Emsemble
Bundesarchiv, Filmarchiv
Anneiese Kuhn
Praesens-Film AG, Zurique
Progress Filmverleih, Berlim
Rrwin Strittmatter-Erben
Hans-Jürgen Syberberg, Munique



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